top of page
DIOCESE DE BALSAS
Primeiro bispo da diocese de balsas: Dom Diego Parodi, MCCI (9 de Maio de 1959 - 1966) nomeado Bispo-auxiliar de Perugia, Itália
Dom Rino Carlesi MCCI, Montemurlo, 11 de agosto de 1922 - Milão, 25 de agosto de 1999 foi um religioso italiano, Bispo prelado de Santo Antônio de Balsas, Bispo Titular da África e Bispo da Diocese de Balsas de 26 de outubro de 1981 a 15 de abril de 1998. Aposentou-se devido ao seu estado debilitado de saúde, tornou-se Bispo Emérito de Balsas no leito de sua morte.
Nascido em Brescia, ele cresceu na pequena cidade de Fiumicello. Após os primeiros estudos, ingressou jovem entre os Comboni emissão dos votos temporários em 09 de setembro de 1962 e votos perpétuos em 09 de setembro 1965 . Ele foi ordenado sacerdote em 26 março 1966 . Depois de se formar em sociologia na Universidade de Trento, partiu para Brasil como missionário e foi designado para as missões do Brasil Nordeste em 1972 permanecendo lá até 1979 . Em particular, emprestou seu trabalho na Diocese de Balsas , em primeiro lugar na paróquia depois como vigário geral . Em 1979 ele foi convocado para a Itália, a Roma , como membro da "Comissão Preparatória Capitular" tendo em vista a unificação do ramo italiano e do ramo alemão do Instituto dos Missionários Combonianos e do trabalho de revisão das Constituições . De 1979 a 1985 ele também foi Assistente Geral. Em 1986 ele retornou ao Brasil, onde ocupou diversos cargos: professor, foi o seminário comboniano na periferia de São Paulo, superior provincial do Brasil Nordeste e secretário do Conselho Nacional Missionário. Depois de ser re- vigário-geral , foi nomeado bispo coadjutor de Balsas e 02 de março 1996 , ele recebeu a " ordenação episcopal " em uma cerimônia presidida por Dom Paulo Ponte, Arcebispo de São Luís . Em 15 de abril 1998 assumiu o comando da Diocese de Balsas , após o afastamento de seu antecessor, Dom Rino Carlesi MCCI por causa de sua saúde debilitada. Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi presidente do "conselho Indigenista Missionário" (CIMI) e vice-presidente da "missão da Comissão". Desde 2004 também foi parte da "Missão de Comissão Dimensão do Além - Fronteiras" da Conferência de Bispos Latino-americanos . Contribuíram para a conclusão da Universidade de Balsas e da criação de instalações específicas para viciados em drogas e crianças de rua, também se esforçou para desenvolver o Seminário Maior da diocese.
Dom Enemésio Angelo Lazzaris F.D.P. (Siderópolis, 19 de dezembro de 1948) é um padre orionita e bispo católico brasileiro. É o bispo diocesano de Balsas.Terminou o seu noviciado em 1965 na Congregação da Pequena Obra da Divina Providência e fez os seus votos perpétuos em 27 de outubro de1974. Estudou filosofia em Ipiranga e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Licenciou-se em teologia com especialização em espiritualidade no Teresianum. Foi ordenado sacerdote em 26 de julho de 1975. Foi diretor da comunidade orionita, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Araguaína, Diretor do Colégio Dom Orione de São Sebastião do Rio de Janeiro e Superior da Província Norte do Brasil da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência (Dom Orione). Foi nomeado bispo em 12 de dezembro de 2007 pelo papa Bento XVI.1 É o presidente da Comissão Pastoral da Terra nacional.
SEGUNDO BISPO
TERCEIRO BISPO
QUARTO BISPO
bottom of page