top of page

 Centro Miguel D`Láqua é uma extensão do Vida Nova, só que o atendimento é para adolescentes, jovens e adultos. O Centro também é coordenado pelas Irmãs Franciscanas do Verbo Encarnado. Atualmente atende 501 pessoas que freqüentam o centro através de vários cursos profissionalizantes, destaque para aulas de violão, bateria, teclado, pinturas em tecidos, bordados, manicure, tapeçaria, corte e costura computação, esporte, natação, hidroginástica e bordados em chinelos. Para o funcionamento dos projetos, a coordenação conta com algumas parcerias importantes, dentre elas: diocese de Balsas, Prefeitura Municipal de Fortaleza dos Nogueiras,  algumas comunidades italianas, casa madre da congregação das Franciscanas do Verbo Encarnado,  Cáritas de Siena na Itália além de outras instituições parceiras. Segundo a coordenação, a perspectiva do Vida Nova é a garantia do direito das crianças que são acompanhadas. Já em relação ao Miguel D`Láqua, o sonho é que os participantes do projeto possam se estabilizar como cidadãos capazes de mudar a realidade que vivem.

O Lar São Vicente de Paulo está localizado em Balsas – MA, uma instituição que cuida de idosos, foi fundado em 02 de agosto de 1978.

O abrigo é coordenado por Ana Luiza Amaral e cuida atualmente de 21 internos. Desde a fundação o abrigo já cuidou de aproximadamente 270 pessoas com idade de 50 anos em diante.

Dentro do abrigo, é indispensável a reflexão sobre a Palavra de Deus, exercícios físicos, fisioterapia e recreação. A instituição conta com 14 pessoas voluntárias e 10 efetivas. Para o funcionamento do abrigo, os idosos contam com o apoio da Diocese de Balsas, Associação Dom Franco Masserdotti, Prefeitura de Balsas e Sócios contribuintes. 

Atualmente a expectativa dos vicentinos é a conclusão da ampliação do prédio e reforma nas  estruturas antigas.

O crescimento da região sul do Maranhão tem grande participação da Diocese de Balsas.

Os bispos que passaram pela diocese de Balsas não mediram esforços para somar no  desenvolvimento das cidades que compõem a diocese.

Destaque para alguns projetos e instituições  localizados especialmente em Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e São Raimundo das Mangabeiras.

VIDA FELÍZ

O Projeto Vida Feliz está localizado na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, pequena cidade com 17 mil habitantes,  há 95 km da sede da cúria da diocese de Balsas. Tem como coordenador Geral Pe. Gian Franco, responsável pela Paróquia Bom Jesus da Lapa, na cidade de Sambaíba.

O projeto foi fundado em 2003, tendo como objetivo atender crianças carentes, ajudando na formação de cidadãos livres, críticos e conscientes, capazes de transformar a realidade social em que vivem.

Atualmente o projeto atende 110 crianças de 7 a 16 anos, oferecendo diversas atividades, dentre elas: aulas de capoeira, esportes, reforço escolar,  bordado, crochê, reciclagem, trabalho em gesso, pinturas, religiosidade e outras atividades que ajudam na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Atualmente o projeto é acompanhado por dois presbíteros, Pe. João Franco e Pe. Áires. Para o acompanhamento do projeto, existem 13 educadores, dentre elas 10 contratados  e 3 voluntários. 

Segundo os coordenadores, o projeto tem como perspectivas futuras a auto-sustentação através de parcerias.

O projeto Vida Nova está localizado na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, pequena cidade do sul do Estado do Maranhão que faz parte da diocese de Balsas, pouco mais de 10 mil habitantes.

O Vida Nova foi fundado em 1999 pelas irmãs Franciscanas do Verbo Encarnado e por algumas lideranças da comunidade.

Atualmente o projeto tem como coordenadoras as  Irmãs Claudete Carvalho e Antonia Leôncio.

Nesse ano o projeto conta com 440 crianças carentes com faixa etária de 1 ano e 8 meses a 12 anos de idade.

São 59 pessoas envolvidas diretamente no projeto, dentre elas, 28 são contratadas, 54 voluntários e 3 cedidas pela Prefeitura Municipal.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, em dois turnos além de terapia ocupacional e formação para pais e educadores.

As principais atividades realizadas no projeto Vida Nova são as seguintes: Reforço escolar, alimentação, esporte e lazer, integração, formação religiosa, educação para a cidadania e horticultura.

A Fazenda da Esperança é uma instituição que ajuda na recuperação de jovens dependentes químicos, tem como atual coordenador Pe. Gianfranco, missionário italiano. A Fazenda acompanha 20 jovens dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

As pessoas internadas na fazenda possuem uma faixa etária de 14 anos a 50 anos de idade. São muitas as atividades: trabalho com hortas, animais, peixes e outras atividades que ajudam no desenvolvimento pessoal dos dependentes. Na fazenda existe um tripé para o bom funcionamento: Espiritualidade, trabalho e convivência em família.

A Fazenda da Esperança Feminina está em processo de construção, a expectativa da coordenação é seu funcionamento até o final de 2011.

A construção está sendo feita graças a doações feitas pela Cáritas Italiana. A  perspectiva futura, é auto sustentação.

O Projeto à Serviço da Vida foi fundado em 1997 pelas irmãs Carlístas.

Tem como atual coordenadora Irmã Inês, a mesma conta com o apoio de 13 pessoas, das quais 06 são voluntários e 07 efetivos.

O principal objetivo é ajudar na preservação da vida através de palestras, terapia comunitária, bioenergética e preservação do meio ambiente. Desde a fundação do projeto, mais de 90 mil pessoas já foram atendidas. O projeto atende público de todas as idades.

O maior apoio recebido pelo projeto é através da diocese de Balsas, Pastorais Sociais e Pastoral da Criança. A Perspectiva do Projeto é aumentar sempre mais o atendimento da comunidade suprindo as deficiências da saúde pública.

O Projeto Por uma Trezidela Nova está localizado no bairro Nova Trezidela, em Balsas, foi fundado em 11 de junho de 2005 pela missionária Nádia Vettori. O projeto funciona em 02 turnos e atende cerca de 100 crianças carentes da comunidade.

Dentre as principais atividades, destaque para reforço escolar, aulas de capoeira, aulas de violão, aulas de percussão aulas de dança, grupo de mulheres e incentivo à leitura, estudo em biblioteca, catequese, acompanhamento às famílias e outras atividades na comunidade.

A casa da comunidade funciona graças ao apoio de parceiros italianos e de alguns amigos de Balsas – MA 

Segundo a coordenação, a perspectiva do projeto é auto-sustentação.

A sigla PREMEVI significa preparando melhor para a vida, mais um projeto social existente em Balsas que tem como objetivo atender crianças e adolescentes de 08  a 17 anos procurando contribuir na formação, crescimento pessoal e desenvolvimento dos meninos e meninas atendidas pela instituição.

O projeto foi fundado em 1978 pela congregação das irmãs da Providencia com o apoio de Dom Franco Masserdotti.

As principais atividades realizadas na instituição são:  aulas de dança, aulas de capoeira, aulas de futebol, aulas de música e informática,  e reforço escolar além de cursos profissionalizantes para os pais.

Para o funcionamento, a instituição conta com o apoio de algumas empresas locais  que apóiam mensalmente, diocese de Balsas e algumas pessoas físicas  de Balsas. 

A perspectiva do projeto é contar sempre mais com o apoio da comunidade e auto-sustentação.

O Centro de Ensino Médio Dom Daniel Comboni é um dos mais antigos colégios do sul do estado do Maranhão, está localizado em Balsas e foi fundado 25 de setembro de 1958  pelos Missionários Combonianos.

Os fundadores foram: D. Diogo Parodi, bispo diocesano da época e Pe. Fábio Bertagnoli, ambos missionários Combonianos.

O colégio funciona graças a um convenio com o governo do estado do Maranhão desde 1982.

Atualmente a escola é coordenada pela professora Marlene Costa Garcêz.

Atualmente trabalha o com o ensino médio, preparando os jovens para o vestibular. Hoje a escola conta com a participação de 500 alunos com faixa etária de 15 a 17 anso de idade. São 40 colaboradores, os quais são pagos pelo governo estadual e colaboração mensal dos pais e alunos.

Os principais parceiros são a Diocese de Balsas, Governo do Estado e ajudas de colaboradores italianos. A grande maioria dos professores foram alunos do mesmo centro educacional.

  Rádio Educativa Boa Notícia AM está localizada em Balsas – MA, foi fundada em 11 de setembro de 2005 e teve como idealizador Pe. Alfredo Belinni com o apoio de Dom Franco Masserdotti.A Rádio tem como direção geral  Maria Amélia Amaral e Pe. Nadir Luis. A emissora tem com freqüência 770 Khz, e um transmissor de 10 mil Watts de potência, sendo ouvida no sul dos estados do  Maranhão e Piauí, nordeste do estado do Tocantins, oeste da Bahia e oeste do Pará. A emissora disponibiliza também de um site: www.radioboanoticia.com.br, sendo um dos mais acessados da região, no site é possível acompanhar a programação da rádio.

Além da Rádio, a diocese de Balsas disponibiliza também de uma TV, retransmissora da Rede Vida, com dois programas locais de 30 minutos ao dia. Para o funcionamento da rádio, é necessário o apoio da Associação Dom Franco Masserdotti e anúncios de empresas locais através de apoios culturais. Hoje o maior desafio é a auto sustentação, tendo em vista que as grandes empresas e governos não apóiam devido a programação educativa que incentiva e ajuda a comunidade a ter uma visão crítica do atual sistema.

Para a formação das lideranças existentes na diocese de Balsas existem dois centros de Formação, um em Balsas e outro em Pastos Bons.

Em Balsas é o Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, fundado em 1986 pelo missionário Pe. Frances Weber e Dom Rino Carlesi.

O centro faz homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.

Na estrutura do centro, são 29 quartos, duas salas para encontro, um refeitório, uma capela e uma área de lazer.

Para manutenção do centro a coordenação conta com a contribuição financeira dos participantes dos encontros. Atualmente o centro é coordenado pelo casal Pietro e Maria Aparecida.

 

DIOCESE EM ACAO 

Na sede do município de Balsas existe também a escola marista São Pio X, maior escola da região sul do estado com mais de mil alunos do ensino fundamental e ensino médio.

A escola é administrada pela congregação dos Irmãos Maristas.

O Hospital São José teve sua construção iniciada em 1955 por iniciativa da Diocese de Balsas, sob o bispado do Monsenhor Diogo Parodi, bispo muito estimado pelo povo de Balsas por sua dedicação aos mais carentes. Foi inaugurado em março de 1960, contando com 20 leitos, 01 médico, 03 atendentes e 02 serventes.

Em 1983, o Bispo Dom Rino Carlesi passou o Hospital São José - HSJ para a Ordem dos Padres Camilianos, representada na época pelo Pe. Velocino Zortéa, quando o HSJ já contava com 65 leitos e 58 funcionários, realizando cerca de dois mil atendimentos ambulatoriais e uma média de 300 internações mensais, sendo desde então, propriedade da Sociedade Beneficente São Camilo, departamento da Província Camiliana Brasileira.

O Hospital São José realiza aproximadamente 820 atendimentos ambulatoriais e 415 internações mensais, o que incluem cerca de 65 cirurgias (exceto cesáreas) e 180 partos (normais e cesáreas) por mês. Conta com 104 funcionários e atende clientes de Balsas e de diversos municípios da região sul maranhense, como São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso Riação, Fortaleza dos Nogueiras e Sambaíba. Dispõe ainda de enfermarias e apartamentos voltados ao atendimento de Pacientes do SUS, convênios e particular.

bottom of page